Sonhando
Estava lá fora
e então percebi
que para o que olhava
não estava mesmo ali
Tentei perceber
o que se estava a passar
e porque é que naquilo
estaria eu a pensar
Então comecei
nas coisas a tentar tocar
e aí percebi
que estava a sonhar
Nunca tinha percebido
antes de acordar
então por uma inovação
eu estava a passar
Quando percebi
tentei acordar
mas infelizmente
não estava a resultar
Então sentei-me
E ao nisto pensar
passou-me pela cabeça
se estaria mesmo a sonhar
Margarida Serra, 10.º J
Comentários
O título "sonhando" remete para um tema bastante abordado e explorado seja na literatura, música ou até em conversas do dia a dia, porém ainda com bastantes perspetivas por onde desenvolver. Desde sempre me identifiquei como sonhador, talvez por isso, ou pela forma como o meu colega transmitiu os seus pensamentos, me tenha sentido a cada verso que lia atraído a ler o verso seguinte.
Ângelo Pais, n°3, 10°I
Uma das coisas que eu mais gostei neste poema é que a Margarida parece escrever uma experiência que ela própria viveu. Esta experiência, que todos nós, a uma certa altura, vivemos, é a de questionarmos todas as nossas outras experiências. Porque se tudo, incluindo nós próprios, não existe, então a única certeza que o ser humano poderia ter é que tudo é incerto.
Em conclusão, gostei muito deste poema e da escrita da Margarida. Ao ler este poema, senti outra vez a realidade de tudo à minha volta e voltei a pensar numa coisa assustadora, mas necessária à nossa imaginação que, graças a este pensamento, é exposta a inúmeras possibilidades.
Matilde Mateus, 10ºF, Nº20
Ana Carolina Teixeiró,n1,10K