Reflexão




            Numa das suas reflexões críticas, Fernando Pessoa fez a seguinte afirmação: “A arte é o resultado da colaboração entre o sentir e o pensar”. De certo modo, estou de acordo com esta reflexão, apesar disso, não acho que seja inteiramente verdade, isto é, acho que depende do artista.
            Em primeiro lugar, acho que, de certa forma, a arte tem que ser feita de acordo com o que se sente, e tem que ser realizada de uma forma que o apreciador compreenda. Por exemplo, Frida Kahlo é, na minha opinião, uma das pintoras que melhor conseguiu exprimir os seus sentimentos, quer tenham sido eles felicidade, tristeza ou angústia, mas só conseguia isto, pois encontrava o equilíbrio entre a arte e o pensamento.
            E, em segundo lugar, acho que não é necessário manter sempre este equilíbrio, visto que, mesmo que nos esforcemos ao máximo para que o apreciador perceba o significado da obra, este irá ter inúmeras interpretações diferentes. Por exemplo, quando um compositor decide compor uma música, já sabe que, apesar de ter obviamente composto a música de acordo com o que sente, todos os indivíduos terão a sua própria interpretação, de acordo com a sua personalidade e com a realidade que o envolva.
            Em suma, consigo concluir que podemos decidir manter a relação entre o sentir e o pensar, no entanto todas terão a sua própria interpretação da obra de arte.


Mariana Sofia Martins Almeida, 11.º F 

Comentários

Mensagens populares