Escrita de Fernão Lopes





            Fernão Lopes, o cronista ao serviço da corte de D. João I e de seus filhos, sempre se esforçou por provar a sua isenção no modo como relatava os acontecimentos.
            Pertenceu à primeira geração de depois dos combatentes de Lisboa em 1383 e dos Batalha de Aljubarrota, pelo que escreveu umas das suas mais notáveis obras, a Crónica de D. João I, cujos episódios mais marcantes se prendem com a crise deste período.
            Procura, assim, a verdade, tencionando captar a atenção do leitor, principalmente através da manifestação no modo como as imagens visuais e auditivas surgem ao longo da narrativa. Cria, por isso, um quadro tão vivo que o leitor quase tem a ilusão de participar no que é narrado.
            Outra característica da escrita de Fernão Lopes é o realismo da mesma. O escritor procura a forte descrição da sucessão de acontecimentos, estando esta interligada com o aspeto do ‘’quadro vivo’’ que proporciona.
             Em suma, a vivacidade,  verdade e o realismo da escrita de Fernão Lopes são elementos que provam o célebre carácter do cronista e que ainda suplantam a História.


Ana Maria Varela, 11.º K

Comentários

Mensagens populares