O que nasceu primeiro: o pensador ou o pensamento?




Para responder a esta questão, tenho várias respostas devido a diferentes pontos de vista.
Numa delas, creio que o Homem apareceu primeiro que o pensamento, pois é necessário ser-se racional para ter a capacidade de pensar. Será que o Homem sempre foi racional?
Desde os primeiros homens, que tinham acabado de evoluir dos primatas, já existia a habilidade de pensar? Creio que não. Só depois de o cérebro se desenvolver ainda mais é que o conseguiram. Embora o Homem já tivesse a capacidade de pensar, ainda não tinha pensado em algo, mas já era pensador por já ter essa habilidade sem o saber. Ou seja, era pensador antes de começar a pensar.
Noutro ponto de vista, penso que ambos surgiram ao mesmo tempo: o pensador e o pensamento. Desde que o Homem reflectiu sobre algo, tornou-se pensador. Apenas ainda não tinha sido “aclamado” pensador porque primeiro pensa-se e só depois é que se divulga.
De outro ponto de vista, creio que o pensamento surgiu antes do pensador. Nem tudo o que pensamos são coisas que um pensador iria imaginar. Provavelmente são pensamentos simples, não necessitando de um raciocínio complexo, que são gerados pelos nossos sentidos: visão, audição, olfacto e tacto…
No momento em que o Homem ganhou a capacidade de pensar, ainda não tinha verdadeiramente pensado em algo, mas já era pensador por já ter essa habilidade sem o saber.

João Cardoso, 11ºE, Escola Secundária de Camões

Comentários

Mensagens populares