Jovens da nossa geração


Para aperfeiçoar as formas de vida e o nosso absoluto conforto, criaram-se novas tecnologias à sombra das quais vivemos atualmente, tanto que, por vezes, nos esquecemos que não somos os únicos e que existem amigos à nossa volta.

Um exemplo desta realidade é a internet. Dantes, brincava-se com carros, os meninos, e bonecas, as meninas, agora ambos se entretêm com videojogos ou consolas. Outrora, conheciam-se novas pessoas através de saídas e encontros em cafés, agora apenas se fazem amigos virtualmente, digo ‘amigos’ (entre aspas), porque, antes, esta palavra era somente utilizada para aqueles que estavam presentes nos bons e maus momentos e, agora, é uma palavra comum utilizada em relação aos que comentam as fotos numa rede social qualquer.
Noutros tempos, dizia-se ‘amo-te’ exclusivamente uma vez na vida, cara-a-cara, e agora, só se contempla esta palavra inscrita em todas as redes sociais, tornando-se uma palavra banal, que todos  podem usar. Antigamente, juntava-se grupos de amigos sempre que se conseguia oportunidade, agora trocam-se amigos por ecrãs plasma sem algum proveito.

E é isto que está a acontecer, amigos virtuais e declarações banais. Nada tem importância. Antes, o mundo estava repleto de verdadeiras amizades, e agora… Apenas de conhecidos a quem que penso que chamam de amigos.


Catarina Lima, 10.º P

Comentários

Mensagens populares