“Planeta Azul”, o único planeta com vida?


O nosso planeta, a Terra, também designado por “Planeta Azul”, é o único planeta da nossa galáxia, com vida. Isso acontece devido a várias razões, entre elas, a distância a que se encontra do Sol, a água existente nos três estados, a atmosfera com azoto, oxigénio e mais alguns gases e também porque forma uma camada
protetora, entre outras.

Dentro do Sistema Solar, e até mesmo dentro da nossa galáxia, a Terra é o único planeta com vida. Mas será que existem mais planetas com vida noutras galáxias? Seremos os únicos habitantes neste “pequeno ponto azul” no infinito Universo? Estas questões ainda não têm resposta definitiva, muito menos comprovações com justificações concretas baseadas na razão. Apesar da existência da tecnologia evoluída, ainda não conseguiram descobrir as características dos planetas das outras galáxias.

A eterna questão da Humanidade: “Seremos ou não os únicos habitantes do Universo?”, esta questão irá ser respondida graças ao Kepler, novo telescópio espacial da NASA, e o foguetão Delta II. A sua missão é descobrir planetas com características semelhantes à Terra, com condições para suportar a vida, fora do Sistema Solar, chamados exoplanetas.

Concluindo, até agora, dentro do Sistema Solar, somos os únicos habitantes. Não sabemos se existem mais seres vivos como nós, noutro ponto do Universo. Todavia, irão descobrir se existem ou não planetas semelhantes à Terra. Esse mistério ficará, então desvendado.

Jéssica Gilberto Santilal , 10.ºP

Comentários

Mensagens populares