Sobre o espelho e o tempo




  Passamos toda a vida sem nos conseguirmos ver a nós próprios. Vemos uma coxa, um tornozelo. Se nos esticarmos o suficiente, o olhar consegue identificar a coluna, mas a nossa verdadeira marca identificativa, a cara, ou rosto, ou como lhe quiserem chamar, está totalmente invisível aos nossos olhos. Na penumbra. Pertence ao inalcançável.
    Esta ideia parece, à partida, triste, eu sei. Mas, se deixarmos o egoísmo de parte, conseguimos identificar que gostaríamos de ter alguma coisa, uma coisa tão nossa! especialmente guardada para os outros. Ora, se nos é permitido conhecer, a nossa personalidade, as nossas nádegas, os nossos cotovelos, os nossos dedos e toda uma cadeia de costelas sinteticamente organizadas, porque não deixar um bocado de nós, um dos mais nossos, para os outros? É verdade, visto deste prisma, este presente para o próximo, tão inchado de lirismo e expressividade, é um símbolo da nossa compaixão e da nossa solidariedade. Se pensarmos bem, só os cobardes não mostram a cara.



Gonçalo Dias, 11.º F

Comentários

Anónimo disse…
Estou em crer que este texto está deveras interessante, intrigou-me bastante a visão do seu autor sobre si mesmo e sobre o ser humano em si. Gostei muito beijinhos :*
Anónimo disse…
Um texto muito profundo, muito criativo e original, que me deixou, de facto, a pensar nesta temática (?)
EU NÃO SOU COBARDE
Beatriz

Mensagens populares