Livros




                                                                                      
As palavras estão presentes nas frases, frases presentes em histórias, histórias lidas e ouvidas pelos leitores e desta forma se comunica, passam-se mensagens e ideias, para uns, fontes de inspiração e, para outros, é apenas lazer.

Ao que me referia no parágrafo atrás? Bem, referia-me a livros, sim, livros! É nessas coisas a que nós chamamos de livros, que nós expressamos a nossa imaginação, partilhamos segredos e experiências de vida, uns escrevem, outros copiam; eu escrevo, mas também copio, copio, mas não um texto todo, copio ideias, alimentando assim as minhas, podendo trazer mais interesse e prazer aos meus leitores. Não é que tenha muitos, na verdade, os meus leitores são a minha professora de português, os meus pais e eu. Se gostava de ter mais leitores? Não propriamente, pois desde que escrevo, que não escrevo para os outros, mas sim para mim, acho que por ter vergonha de receber comentários positivos e medo de comentários negativos. Eu sei, sou estranho, mas aceito melhor as minhas próprias críticas.
Eu pergunto-vos, o que define um livro? O livro define-se por ter uma capa, umas quantas folhas e uma sobrecapa, ou podemos, por exemplo, pegar num bloco de folhas, escrever a nossa história e chamar a esse bloco de folhas, de livro? Quanto a vocês não sei, mas para mim um livro é o objeto ou a coisa onde está escrita a nossa história, tendo a forma que tiver, dependendo de que material seja feito, é nesse objeto ou coisa onde estão presentes os nossos sentimentos.


Bernardo Santos, 10.º I

   

Comentários

Mensagens populares