A Presença Serena do Mar






Olho pela janela e vejo o mar,
O Mar vê-me a mim também.
Ele está tão perto, e tão puro é o seu ar
Já há muito que o conheço bem.

De um azul carregado é a sua água,
De um branco leve é a sua areia.
Leva por completo a minha mágoa 
de já não ter ninguém à minha beira.

Parece que é infinito,
Nunca vi o seu final.
É o meu eterno amigo,
Aquele que me é sempre leal.

A sua presença constante
Dá-me tranquilidade.
Faz-me pensar num lugar distante,
Sem qualquer nome nem idade.

Catarina Quintas, 10.º K

                       

Comentários

Unknown disse…
Transportou para o sentir do mar!
Anónimo disse…
Bom dia, consideramos tanto o teu poema como a tua escrita, interessantes e cativantes. Continua a escrever.
Um resto de boa semana.
Cumprimento, turma desconhecida
Anónimo disse…
Bom dia, Catarina. Gostei muito do teu texto.
Primeiramente, devo dizer que me senti identificada com a maneira de olhar o mar, pelo que a descrição pormenorizada do mesmo me comoveu bastante.
Em segundo lugar, apreciei a escrita delicada e poética que utilizaste ao longo do texto e julgo que o facto de o sujeito poético ser uma senhora de idade foi bem esclarecido.
Para além disto, o poema transmitiu-me sentimentos como a calma e a saudade, o que demonstra a sensibilidade da tua escrita.
Em suma, considero que se trata de uma composição em conseguida.
Anónimo disse…
Bom dia Catarina,
Em primeiro lugar, gostaria de pontuar que a tua escrita é romântica e poética, o teu poema transmite uma sensibilidade louvável. A descrição que fazes é de tal maneira sensorial, que nos transporta para o acontecimento do texto. Pessoalmente, vejo o mar como uma figura misteriosa e repleta de significados, e por isso parece-me completamente apropriado como tema central de um poema. Gosto especialmente da maneira como personificas a figura do mar, fazes com que se torne um amigo, um confidente, esta personificação só tem a adicionar à sensibilidade que o poema transmite. A descrição feita, na segunda estrofes, em relação às cores tocou-me, parece-me extremamente apropriada e traz, para quem lê, uma descrição não só física, o que também é importante pois ajuda a criar a imagem do texto, mas psicológica, por assim dizer, deste amigo e confidente, o mar. Para finalizar, quero parabenizar-te pela tua belíssima escrita e referenciar, novamente, que o teu texto transmite-me muita sensibilidade. A escrita de poesia pode ser, muitas vezes, desafiadora, mas com este poema demonstraste que ultrapassas com facilidade este desafio.
Saúde para ti e para a tua família.
Maria Carolina R. da Silva n°16 10°J

Mensagens populares