Pequenas notas de um diário de uma refugiada







Tenho fome e frio neste mar
só vejo o escuro e a confusão,
parece não haver ninguém para nos salvar
tenho saudades de viver no meu próprio chão.

Sinto-me como num pesadelo perdida
do qual não consigo acordar
nunca estive tão sozinha
é um sentimento difícil de explicar.

Não consigo entender
como é que  pode existir nos Homens tanta maldade
só nos conseguem fazer sofrer
essas guerras que parecem durar a eternidade.


Catarina Quintas, 10.º K   

Comentários

Madalena disse…
Este poema é sem duvida um poema que chama a atenção pelo seu título.
Depois começamos a ler e de certo modo identificamo-nos com as palavras escritas. Este poema profundo que nos transmite um sentimento de solidão, tristeza e dor. Estes sentimos causados pelo Homem e que muitas das vezes não conseguimos explica e que nos magoam e não esquecemos e por estes motivos vemos que o sujeito poético está num “mundo de escuridão” e perdido sem saber o que fazer.
Este é um poema bem elaborado , conseguimos compreender o ponto de vista do sujeito poético , fácil de interpretar e sem duvida que é um poema que chama atenção pelo seu título.
Concluo que gostei imenso da escrita do poeta e da forma como pensa.
Madalena Almeida 10k nº10
Laura Pureza disse…
Gostei muito deste poema pois identifiquei me com os sentimentos do sujeito poético. Este poema transmite a tristeza e solidão, algo que nestes últimos tempos tenho sentido muito. Este poema chamou-me muito a atenção pelo o título e é fácil de ler, interpretar e percebermos o que o sujeito poético está a sentir, um “mundo de escuridão”.
Em suma, gostei muito deste poema pois identifico me com a forma de pensar do poeta e a sua escrita.
Laura Pureza, 10°L, n°12
Anónimo disse…
De todos os textos do Blog, o título deste foi o que mais me chamou à atenção. Este aborda sentimentos como a solidão e a tristeza, usando uma expressão muito realista e atual: "Não consigo entender como é que pode existir nos Homens tanta maldade".
Para além disso, o poeta fala sobre memórias, que é um tema que me cativa muito pois estas relembram momentos em que todos fomos felizes. O poeta fala também sobre esperança, que é algo que todos deveríamos ter independentemente de qualquer situação.
Os versos: "Sinto-me como num pesadelo perdida do qual não consigo acordar" são os meus favoritos pois relatam a frustração de estar infeliz e não conseguir mudar isso.
Em suma, o poeta expressa bem a situação que está a viver, despertando-nos sentimentos como a piedade, solidão e esperança.
Joana André, 10º L, Nº 10
Anónimo disse…
Decidi abordar este poema devido ao seu tema atual e sensivel.
Pela minha interpretação, a autora deste poema pretende sensibilizar os leitores a compreender algo que não nos afeta diretamente e que é por isso muitas vezes desvalorizado. A autora alcança isto através do choque que sentimos ao ser colocados no lugar de alguém banal que passa por situações que desafiam a sua vida todos os dias, mas que nos assusta puro e simplesmente devido à sua etnia. Conseguimos encontrar no texto perguntas de natureza inocente que o sujeito poético coloca a si mesma, humanizando o sujeito poético e tornando mais facil de nos identificarmos com o mesmo.
Em suma, penso que, sendo a minha interpretação a correta, o poema está bastante bem conseguido e consegue passar uma mensagem forte.

Guilherme Mártires, 10.ºF
Anónimo disse…
Decidi escolher este poema pois tenho bastante interesse em saber como é que as pessoas que fogem à Guerra e se refugiam noutros países, se sentem.
Este poema faz-nos perceber o quão difícil é ter de abandonar tudo aquilo que temos, o nosso país, os nossos amigos, toda a nossa vida, para procurar refugio noutro país, só porque não queremos morrer.
Os sentimentos que prevalecem neste poema são a solidão e a saudade como podemos verificar através dos versos "nunca estive tão sozinha" e "tenho saudades de viver no meu próprio chão".
Em suma, este poema transmite uma mensagem bastante forte e transmite-nos a ideia de como é viver nesta triste realidade que, infelizmente, ainda hoje atormenta muitas pessoas.

João Gomes, nº 15, 10º I
Anónimo disse…
Decidi comentar este poema devido ao interesse que me inspirou, por conseguir perceber como se sentem os refugiados, pessoas que fogem dos seus países para poderem sobreviver e ter alguma qualidade de vida. Este, é um tema da atualidade com que muitos não estão habituados a lidar, por isso eu acho que a leitura deste poema pode ser uma forma de sensibilizar muita gente.
Percebemos que o sujeito poético, sentia muito medo, fome e frio devido ás condições por que passava, o escuro e a confusão envolvem-na devido ao medo, agitação e incerteza que sente. O sujeito poético também admite ter saudades da sua terra, pois no final de tudo, não deixa de ser o local da sua infância onde conheceu pessoas que concerteza eram importantes para ela e onde passou momentos inesquecíveis durante a sua vida, a poeta diz parecer que está num pesadelo, no entanto este pesadelo não acaba, sendo uma continuidade de sofrimento,insegurança e medo. O sujeito poético não percebe como o ser humano consegue fazer tal coisa a outro ser da mesma espécie, é como se não se conseguissem por no lugar do outro, do próximo.
A solidão está muito presente na vida do poeta. A poeta também perdeu a esperança que aquele "pesadelo" acabe, "parece não haver ninguém para nos salvar".
Em conclusão,O poema é uma ótima forma de sensibilização para este problema da atualidade pois é fácil de perceber o que a poeta sente.
Margarida Araújo Nº19 T:10ºI

Mensagens populares