Sonhando





Estava lá fora
e então percebi
que para o que olhava
não estava mesmo ali

Tentei perceber
o que se estava a passar
e porque é que naquilo
estaria eu a pensar

Então comecei
nas coisas a tentar tocar
e aí percebi
que estava a sonhar

Nunca tinha percebido
antes de acordar
então por uma inovação
eu estava a passar

Quando percebi
tentei acordar
mas infelizmente
não estava a resultar

Então sentei-me
E ao nisto pensar
passou-me pela cabeça
se estaria mesmo a sonhar


Margarida Serra, 10.º J


Comentários

Anónimo disse…
Senti necessidade de escrever um comentário acerca deste poema, assim que li o seu título.
O título "sonhando" remete para um tema bastante abordado e explorado seja na literatura, música ou até em conversas do dia a dia, porém ainda com bastantes perspetivas por onde desenvolver. Desde sempre me identifiquei como sonhador, talvez por isso, ou pela forma como o meu colega transmitiu os seus pensamentos, me tenha sentido a cada verso que lia atraído a ler o verso seguinte.

Ângelo Pais, n°3, 10°I
Anónimo disse…
Este poema captou a minha atenção quase de imediato, pois fala sobre um assunto que passa pela minha cabeça várias vezes: será a nossa existência e o mundo onde existimos real?
Uma das coisas que eu mais gostei neste poema é que a Margarida parece escrever uma experiência que ela própria viveu. Esta experiência, que todos nós, a uma certa altura, vivemos, é a de questionarmos todas as nossas outras experiências. Porque se tudo, incluindo nós próprios, não existe, então a única certeza que o ser humano poderia ter é que tudo é incerto.
Em conclusão, gostei muito deste poema e da escrita da Margarida. Ao ler este poema, senti outra vez a realidade de tudo à minha volta e voltei a pensar numa coisa assustadora, mas necessária à nossa imaginação que, graças a este pensamento, é exposta a inúmeras possibilidades.

Matilde Mateus, 10ºF, Nº20
Ana Teixeiró disse…
Para mim , este texto foi o que me cativou mais , devido ao título ,à sua escrita e também à sua estrutura .Ao longo da minha leitura ,fui percebendo que cada verso deste poema tem o seu significado e juntos formam uma caracterização realista e exata da palavra"sonhar". Para além da sua estrutura e da sua escrita ,este poema é muito especial também pelo o facto deste mesmo por -nos no lugar da autora ,isto é, sentir o que o autora sente e ver o que a autora vê. Este excerto passa -nos a mensagem de que sonhar é algo que imaginamos e não é real,é algo que não podemos tocar ,não podemos sentir fisicamente mas sim psicologicamente ,é algo que podemos saborear e desfrutar ,é poder ir além , e eu falo por mim; sonhar leva -nos para outra dimensão ,para outro mundo ,para outra realidade. Posso dizer que adorei muito ler este poema ,é um poema simples mas com um conteúdo muito forte .


Ana Carolina Teixeiró,n1,10K

Mensagens populares