Esparsas







Para um homem que passa muito tempo na estrada (demasiado tempo), o que o consola são os CDs dos seus artistas preferidos e a voz carismática dos locutores de rádio.
Eugénio não se afastava desta grande fatia da população - podia-se esquecer da carteira, mas nunca abandonava os seus companheiros de viagem. Numa manhã como todas as outras, dirigiu-se ao carro com um álbum na mão. Sentou-se, e, acompanhado pelo seu hábito quotidiano, colocou-o no leitor – um movimento já quase involuntário. A primeira faixa começou a tocar, e, olhando para a contracapa do disco, pousou o seu dedo indicador sobre ela. Aleatoriamente, escolheu uma canção. O resultado não pareceu aborrecê-lo: Just Like Heaven, dizia. Avançou até ao número 7 e, segundos depois, começou a sentir as vibrações que, rapidamente, se propagaram pelo carro. Colocou ambas as mãos sobre aparelhagem e, de olhos fechados, deixou-se ficar.
Quando a canção chegou ao fim, Eugénio ligou o carro e iniciou a rotineira viagem que tinha como melhor parte, invariavelmente, o seu começo.


Apaixono-me todos os dias. Seja por uma paisagem que me parece o paraíso, por uma árvore que se entorta de forma engraçada, até mesmo por uma pequena flor, tão delicada e vulnerável.
Não sou indiferente ao mundo que me rodeia. Não consigo passar na rua e ignorar a arquitetura incrivelmente geométrica de um prédio ou a montra de uma loja de bolos; não consigo ignorar aquele desconhecido que me sorri, como que dizendo "Bom dia!" - tenho de retribuir o gesto.
Quando me encontro no meio do campo, sou feliz. Tenho tudo aquilo que preciso: um livro, céu estrelado, flores e árvores que abundam, e tenho-me a mim. Posso pensar e refletir, estou em paz. Nunca me senti mais apaixonada pela vida do que me sinto nestes momentos.



Mariana M. Mateus, 12.º H

Comentários

Anónimo disse…
Parabéns! O texto está bastante expressivo e desenvolve uma temática interessante.

Mensagens populares