Quem sabe esperar sabe viver




A mim nunca ninguém me disse, mas mostraram-me. Parece que a espera é o único tempo livre que há. E a liberdade tanto é uma melhor amiga como se vira contra nós disfarçadamente.

Espera-se antes de aparecer, antes de acontecer. Espera-se o entretenimento. Ontem esperei por ti. Dei uma volta completa ao campo Pequeno, contei os passos em volta. Dei duas. Só para verificar se o número era igual. E, claro, para esperar, que já nem me lembro que número calhou. Eu já sabia o tempo que ali ia ficar, mas recusei-me a deitá-lo ao ar, vê-lo pairar e finalmente cair e desaparecer. Mesmo que estivesse a contar passos, não estaria se não estivesse à tua espera. Em vez de atirar o tempo ao ar e olhá-lo a descer ao chão, brinquei um pouco com ele até se ir embora deste mundo. Foi para onde está todo o tempo perdido e ganho, todo junto.


Ainda assim são alturas de solidão estes pedaços soltos entre tempos. Uma boa espera é confidente nos únicos momentos que estamos realmente sós. Na espera não há nada de obrigatório. Só a alguns sabe bem esperar. A quem não se sente incomodado com a própria presença, que nestes momentos é tão pesada. Quem sabe esperar sabe viver.


Margarida Honório, 12.º F

Comentários

Mensagens populares