O racismo e a xenofobia




O racismo e a xenofobia ganham espaço com o empobrecimento e o agravamento das condições de vida e de trabalho das populações, e são promovidos pelo sistema com o objetivo de "dividir para reinar", usando os mais variados instrumentos de ofensiva ideológica. 

 Combater essas causas profundas é a melhor forma de combater o racismo e xenofobia. 

 Num momento em que, por toda a Europa, crescem ideias e forças políticas assumidamente racistas e xenófobas, urge cada vez mais afirmar os valores da amizade entre os povos. A exploração mediática da crise dos refugiados serve para promover o racismo e a xenofobia, entre outros exemplos. 

Neste caso, estes dois conceitos são diferentes mas  muitas vezes se traduzem em atitudes semelhantes de discriminação em relação a alguém. 

A xenofobia está direcionada para alguém que vem de outro país, mesmo que seja da mesma etnia. Por outro lado, o racismo é a discriminação fundamentada na existência de uma raça superior às outras. 

É uma construção social que não encontra eco na comunidade científica, sendo um grave preconceito, e que pode ocorrer também a uma pessoa que tenha nascido no mesmo país daquela que comete o ato racista. 

Assim, no trabalho e nos mais variados aspetos do quotidiano, continua a haver discriminação e desigualdades. Apesar de aparentemente não assumir uma expressão tão organizada como noutros países, o racismo e a xenofobia em Portugal manifestam-se de forma menos visível, mas nem por isso menos perigosa. 

Samuel Oliveira, 11.º H

Comentários

Anónimo disse…
parabéns, tema muito importante e pertinente. muito bem escrito e estruturado.

Mensagens populares