Lado a lado com Cesário Verde


Caminho

Já lá vai a tarde e eu fico,
Anseio que chegue o momento
Em que toquem as badaladas,
Lá fora já está o meu pensamento.

Está na hora! E com grandes passadas,
E boa camaradagem,
Percorremos o caminho ao longo das casas
Com grandes risadas
Falando de tudo e de todos
Enquanto saboreamos a aragem.

O tempo passa e o grupo diminui,
Maior calma e serenidade?
Talvez não. Ainda nada se conclui,
Entre amigos e silêncio
Não há complexidade.

Continua-se pelo caminho,
Tanta confusão, mar de gente,
Que tenho de me chegar a um cantinho.
Não entendo! Sempre pessoas a apressar
Sempre a direito, sem parar!

O barulho dos passos,
Apressados ou cuidados,
Conforme os casos,
Fica-me na memória
Sem receber convocatória
Mesmo quando chego a casa.

Carolina Martinho, 11º E, Escola Secundária de Camões

Comentários

Mensagens populares