O dia mais esperado


O meu primeiro dia de aulas foi o dia mais aguardado de toda a minha vida naquela altura.
Eu iniciei o meu percurso escolar já com  oito anos de idade, isto porque mudei de residência com seis anos, na altura em que iria entrar para a escola. Embora todos pensem que chumbei três vezes, na verdade só chumbei uma, entrei só em Outubro e, como faço anos no último dia de Setembro, prejudicou-me mais um pouco. O motivo pela minha mudança e atraso escolar foram os problemas de saúde do meu avô materno, foram meses e meses em que a minha mãe teve de “lutar” pela vida dele, porque, por motivos graves de saúde, só tinha seis meses de vida, porém, graças a Deus, ainda tenho o meu avô na família. Então, foi complicado encontrar uma escola ao agrado dos meus pais, as escolas públicas da minha zona não eram as melhores e foi então que ambos decidiram educar-me num colégio privado, em Benfica, o Externato Grão Vasco. Eu oiço muitas vezes os adultos a comentarem que os melhores anos de vida deles foram no secundário, mas para mim até agora foi mesmo na primária, onde tive momentos jamais esquecidos e laços muito fortes de amizades. Lembro-me tão bem do meu primeiro dia… tinha uma mala castanha com ursinhos e umas rodas para não a carregar às costas, lembro-me perfeitamente do enorme barulho que fazia com a mala. Eu ia o caminho todo muito alegre, contrariamente à minha mãe, que ia um pouco triste, mas só depois é que percebi que estava a custar-lhe um pouco o meu primeiro dia, o hábito de me ter sempre junto dela, mesmo que estivesse sempre a fazer asneiras, ela tentou esconder, mas eu vi a lágrima dela ao canto do olho. Eram então nove horas da manhã, quando cheguei à sala, fui recebida pela minha professora, a professora Emília, uma senhora muito atenciosa e bastante paciente, apresentou-me à minha primeira turma, estava com imensa vergonha, mas rapidamente fui bem aceite e criei logo grandes amigos. Lembro-me que o primeiro colega que conheci, foi o Pedro Vale, um rapaz bastante rebelde que só estava bem a fazer das suas, mas foi sempre um grande amigo, pois foi ele que me ajudou a integrar na turma. A partir do primeiro dia foram muitos os momentos que tive de felicidade naquele colégio.
Em suma, posso dizer que foi com orgulho que fui, no meu primeiro dia, vestida com a minha bata azul, conhecer grandes amigos, ótimos professores e também uma grande diretora, a doutora Ana Caetano, uma humilde pessoa e uma grande amiga também!


 Ana Silva, 10.º I

Comentários

Mensagens populares