O primeiro dia de aulas

  


 Lembro-me do meu primeiro dia de aulas como se tivesse sido ontem. Eu nunca tinha estado num colégio ou numa pré-primária, logo nunca tinha estado em contacto com muitas crianças da minha idade, por esse motivo estava bastante entusiasmada, e um pouco assustada também.

   Quando cheguei à sala, acompanhada pela minha mãe, foi-me apresentada a senhora que iria ser a minha professora durante os quatro anos seguintes. O seu nome era Cristina e era uma senhora de meia-idade, por volta dos seus cinquenta e poucos.

  De seguida fizemos as apresentações para os colegas, eu estava completamente entusiasmada. Fizemos uma visita pela escola, que, apesar de antiga, deixou-me absolutamente deslumbrada, e fomos cada um para sua casa.
Naquele momento, eu, com seis anos, não fazia a menor ideia do impacto que aquele primeiro dia ia ter para mim. Foi o primeiro dia de uma longa jornada que ainda não acabei e da qual posso dizer que já aprendi muito.

   Sei que com o tempo as memória vão-se desvanecendo, e eu já não me recordo deste primeiro dia tão bem como recordava há cinco anos atrás, mas espero sinceramente nunca o esquecer completamente.



Ângela Maria, 10.º I

Comentários

Andreia disse…
Achei o texto bastante interessante e muito bonito, com a intenção de nos levar a todos à tentativa de relembrar-mos o nosso primeiro dia de aulas.
Unknown disse…
Este texto está bastante apelativo e chamativo,sinceramente dei uma olhadela neles todos mas este foi o que mais me me chamou à atenção logo que li o titulo.
Ao longo do mesmo,cada parte dele trás nos imensas memórias e momentos vividos quando entrámos pela primeira vez na escola.Foi certamente uma nova etapa nas nossas vidas,é como se nos tivessem feito uma nova proposta de ensino pela primeira vez.
O mesmo faz nos levar a querer voltar a esse tempo em que era literalmente tudo novo,mesmo nao tendo possibilidades para tal,simplesmente recordá los deixa algumas saudades do tempo antigo.


MARTA GREGORIO,N17,10k
Luisa pita N17 10i disse…
De todos os textos expostos este foi talvez o mais interessante e chamativo para mim pois conseguiu com que eu viajasse ao passado.
Ao ler este texto relembrei o primeiro dia desta jornada que está cada vez mais perto do fim. Este texto traz nos memórias e lembranças que nunca devemos esquecer, ás vezes olhamos para trás e imploramos para voltar áquela altura onde ainda nao haviam preocupaçoes, problemas, eramos apenas crianças de seis anos onde viviamos num mundo colorido e cheio de alegria onde apenas o que nos importava eram os nossos amigos e os nossos brinquedos, mas apesar disto foi o inicio de uma jornada em que aprendemos e crescemos todos os dias.
Anónimo disse…
Li praticamente todos os textos e ao ler o título deste, logo me chamou a atenção, acho o texto bastante bonito, sentido e importante para todos, pois penso que todos nós devemos relembrar algumas memórias de vez em quando. Ao lê-lo pude relembrar memórias muito antigas que nem imaginei que ainda conseguisse e acho que para além de este texto transmitir a importância do nosso percurso escolar, não só pela aprendizagem, mas pela socialização, também tenta nos ajudar a ter memórias já "esquecidas". Eu achei este texto tão interessante e decidi fazer um comentário devido ao sentimento que nos transmite de que realmente não queres esquecer aquele dia e ao ler conseguimos perceber que foi bastante marcante, como é para todos nós. Também me impressionou o facto de teres tocado num assunto que nós não pensamos diariamente, mas quando o fazemos, pelo menos a mim, traz das melhores memórias que já tivemos e pensávamos já ter esquecido.
Sofia Ferreira, Nº22, 10K
Unknown disse…
Este texto fez-me recuar no tempo quando eu estava na passagem do 4°ano para o 5°ano, quando todos nós (da minha turma)íamos mudar de escola.
Ainda me lembro de chegar ao portão e rever todos os meus amigos e muitos mais que naquele momento não fazia ideia que me iriam acompanhar durante aqueles 5 anos seguintes. O meu sentimento naquele momento é semalhante ao do texto que escolhi.
Não escolhi comentar este texto devido a ter reparado no título nem pela história em si, acho que foi mais por me fazer recordar momentos que ficaram marcados na minha cabeça e que ainda hoje os guardo com carinho.
RITA PITA, N.°23, 10°F
Catarina Braga disse…
Ainda me recordo bem do primeiro dia de aulas. Já era o meu segundo ano nessa escola mas com uma turma diferente,pois eu repeti um ano. A minha sorte foi de ter tido uma colega no qual eu ja conhecia e até agr mantenho contacto. Ao longo dos anos tive algumas dificuldades em certas disciplinas mas sempre ultrapassei essas dificuldades. Eu nessa altura andava na Luis de Camões, no Areeiro.
Na minha opinião, so não me agradou o clima que se desenvolvia nessa escola e algumas atitudes dos professores.
Até agora ainda me recordo de boas memórias dessa época. Infelizmente não mantive contacto com maior parte dessa turma.
Em conclusão, essa época foi repleta de altos e baixos.

Catarina Braga nº3 10ºF
Anónimo disse…
Ângela Maria, escreveu um texto, "o primeiro dia de aulas", que me chamou bastante a atenção.
Adorei este texto, pois através dele podemos mesmo compreender o entusiasmo, a euforia, a animação mas ao mesmo tempo o medo e o receio do primeiro dia de aulas, que penso que todos nós tivemos. Ângela diz, "Sei com o tempo as memórias vão-se desvanecendo", concordo a 100% com esta afirmação, mas com a ajuda deste texto consegui lembrar de me lembrar de algumas memórias antigas e esquecidas. No caso deste texto, fez-me lembrar também do primeiro dia do percurso mais importante nas nossas vidas ... a escola.
Acho que para além de um percurso de aprendizagem é também a socialização e a criação de laços com os outros, neste caso com pessoas da mesma idade que nós.
Para concluir, acho que este texto tem 2 assuntos muitos importantes e bonitos, as memórias mais antigas, e o início do nosso percurso escolar.
MARIA DE SÁ MARQUES, Nº14, 10K
Unknown disse…
Gostei muito deste pequeno texto, escrito pela colega Ângela Maria, devido á maneira e pelo modo como ela consegue captar a nossa atenção.
Para começar, o titulo "O primeiro dia de aulas" capta bastante a nossa atenção, pois como todos sabemos, independentemente do ano em que nos encontramos, o primeiro dia de aulas é sempre algo diferente, para alguns é algo agradável, para outros algo desagradável, o que provoca uma certa curiosidade em relação á leitura deste texto.
A Ângela descreve como foi o seu primeiro dia de aulas, e desta maneira consegue "tocar" no público. Porque devido ás sensações visuais e pela maneira em como ela se encontra,(assustada e entusiasmada) permite-nos recordar como foi o nosso primeiro dia de aulas. Assim, criamos uma certa afinidade para com este texto pois identificamos-nos com este.
Para concluir, queria reforçar a ideia de que gostei muito deste texto pois como a Ângela diz, "Sei que com o tempo as memórias vão-se desvanecendo" e este texto permite-nos relembrar essas memórias que vão desvanecendo.

Cláudio Matos 10º I.
Anónimo disse…
Este texto chamou me bastante à atenção por saber exactamente o que a autora estava a sentir. Não me lembro de muito do meu primeiro dia de aulas, não consigo visualiza lo mas consigo sentir as sensações que senti nesse dia. Sentir o que se sente no primeiro dia de aulas é fantástico. Sentir o entusiasmo, a euforia, o medo, a felicidade, a curiosidade...etc. O meu primeiro dia de aulas não teve muito haver com o da autora. Eu já tinha estado no infantário e na pré primaria e por isso, no meu primeiro dia de aulas, para além da minha mãe, eu tinha na sala o meu melhor amigo. Nesse dia conheci também o resto da minha turma e depois de a apresentação ter acabado e de eu estar a ir para casa, eu só queria o dia seguinte para os ver outra vez. Essa sensação é incrível e nunca me farto dela mesmo apesar de a sentir todos os anos.

Rafael Riacho 10F

Mensagens populares