Casa




Tantos locais, em tantos países, em alguns continentes num só planeta, no meio de uma galáxia. Mas de tudo isto, há apenas um lugar ao qual nós chamamos casa.

Em pequenos,  o nosso conceito de casa é para nós uma vivenda, pois ainda não temos a capacidade para ver além das paredes, do telhado, das janelas e da porta pela qual entramos todos os dias. Mas é aí que tudo muda, a passagem pela porta, a mesma porta que nos vê crescer e nos dá passagem para o nosso querido e quente lar, as janelas que nos acordam sempre com um pequeno beijo do sol, ou nos acordam com o calmo cair da chuva e uma luz clara acolhedora, o telhado e as paredes que nos protegem e partilham connosco vários sentimentos, nas diferentes divisões;  é na nossa casa que aprendemos a crescer, a superar os nossos medos, a sentir o verdadeiro amor, o carinho e é em casa que estamos com a nossa família.

E eu sei que para muitos não é assim, para muitos a sua casa é a cidade, as ruas, um orfanato ou até mesmo o mato e, não sendo a melhor casa, é o lugar onde crescem e vivem.

Em suma, posso concluir que o termo casa não é o edifício, mas, sim, o local onde aprendemos a viver e onde partilhamos vivências com outros seres como nós e muito diferente de nós, sendo assim um local de vida.

Bernardo Santos,  11.º I


Comentários

Mensagens populares