Instante de Poesia



                                                                                                                             Lembro-me de ser pequena, muito. Lembro-me de correr nuns pátios. Estou num tornado desvairado dos pés. Estou a gritar, estou a correr tão rápido, estou cansada, estou a fugir. Mas estou a gritar, porque não consigo parar de rir, porque estou a acompanhar os pássaros, a calmaria do ar, o azul descansado do céu. Estou a correr rápido, porque o tamanho da minha energia não tem caminho suficiente, porque preciso de mais chão para correr, preciso de mais chão para cair, para me sentir livre e me levantar. Estou cansada porque estou a correr imenso, estou cansada, porque estou descansada o suficiente para não parar de correr e para me deixar morrer a rir só porque sou pequena e estou tão feliz. Estou a fugir.

                                                                                                                             Estou a fugir de algo que conheço, algo que não me é desconhecido, algo que não me assusta nem perturba. Algo que eu sei que me pode alcançar, algo que eu sei que, mais tarde ou mais cedo, me vai alcançar, porque é assim mesmo que tem de ser, porque é exactamente assim mesmo que eu quero que seja. E é por isso que corro, feliz, porque sei que não há perigo em fugir do que não anda diabolicamente atrás de nós.

                                                                                                                             Estou a fugir de algo que conheço. Estou a fugir por brincadeira e porque sou pequena, porque gosto de fingir que estou longe, porque gosto que me encontrem; porque, apesar de ser pequena, eu gostava de fingir, em sonhos, que alguém me encontrava simplesmente por andar à procura de mim. Sem eu ter de pedir, sem eu ter de chamar. Com a voz.

                                                                                                                             Estou a fugir de algo que não me assusta. Estou a fugir de alguém. Daquele ser esguio, alto, que me seguia para todo o lado nos pátios da escola. Eu ainda era tão pequena, mal sabia que alguém andava atrás de mim, mas já fugia.

                                                                                                                             Estou a fugir de alguém. Aquela pessoa que ninguém via, só eu, só eu fingia que via por saber desenhar tão bem sonhos no pensamento. Pegava na minha cabecinha, na mente confusa e feliz. Desenhei-te desde sempre, mesmo quando nem eu nem ninguém sabíamos que me seguias, com os teus passos compridos, pelo pátio da escola.

                                                                                                                             Eu fugia feliz, mas com um instinto cego de alguém que já sabe que não devia ser apanhada.

                                                                                                                             Então, Ria? Para quieta, já chega, não anda ninguém atrás de ti!

                                                                                                                             E eu, eu tão contente, tão feliz, eu que gostava tanto de andar a fugir como se viesse alguém atrás de mim, respondia eternamente espantada, eternamente confiante no facto de alguém andar a vigiar o que eu fazia. Eternamente certa de que, mesmo sem saber de ti, mesmo sem te ver, já andavas atrás de mim.

Anda, anda sim, é ele! É o Poeta!



Leonor Gaião, 11.º I

Comentários

Mensagens populares