O desejo de ser um outro




Almejo um dia poder fazer caber em mim, todos aqueles que desejo ser. Poder, numa vida só, viver tantas quanto aquelas que alcanço. Encanto-me com as inúmeras possibilidades que compõem a existência humana, premissa esta que me suscita um desejo sufocante de ser um outro, de me metamorfosear em alguém completamente diferente, cujas vivências e experiências existenciais levam a uma perspetiva antagónica àquela que me pertence.

Este é, talvez, o desejo mais humano que consigo conceber, viver a vida que não vivemos, poder fugir do nosso eu e refugiar-nos num eu alheio. Talvez seja por isso que a arte assume um componente indispensável à experiência humana, já que esta veicula e concretiza o desejo de ser-se outro, transportando-nos e conectando-nos a inúmeras outras identidades, formas de viver e de ser.

Desta forma, a literatura, a música, o cinema e todas as outras possibilidades artísticas, representam esse outro alguém que procuro incessantemente, dão-lhe corpo e integram em si mesmas todas as vidas que não vivi.

 

Leonor Chicó 12.º L  

Comentários

Anónimo disse…
Este texto revela o sentido de reflexão através da arte.

Mensagens populares