Sob todos os aspectos a vida é uma reflexão!



Uma reflexão que nos leva a pensar e analisar os caminhos que temos que percorrer, quando as nossas necessidades gritam dentro de nós à espera de uma resposta, procurando uma saída, desejando uma decisão.
Por todos os lados existem diversos tipos de armadilhas à espera que os incautos sejam apanhados desprevenidos e sofram todo o tipo de consequências. A diversidade de acontecimentos e a multiplicidades de escolhas, ao invés de ajudar, muitas vezes coloca o homem dentro de outro conflito: a dúvida e a incerteza da escolha pela melhor decisão. Reflectir sobre os factos, analisar a situação, não se deixar levar pelos impulsos, conter as emoções e os sentimentos imediatos, são situações que demandam grande esforço e energia para qualquer pessoa. Talvez por causa desta situação extremamente desgastante, muitas pessoas tomam a primeira decisão que aparentemente parece ser a mais acertada: neste caso, a decepção é um acontecimento comum, porque sem reflectir, a opção revelada poderá não ser a melhor!
Se se fizer a escolha certa, podemos adoptar uma medida que não satisfaça as nossas reais necessidades, e quando uma necessidade não é plenamente suprida sempre irá requerer que mais força e energia de vida sejam empregadas na busca para a solução acertada. Ainda que tenhamos a certeza que precisamos de tomar uma decisão urgente, ao menos por um momento, é preciso dar tranquilidade à mente e ao coração para decidir-se pela melhor saída.
Precisamos de compreender que toda a decisão, toda a escolha e definição é uma espécie de conflito, de pensamentos diversificados e sentimentos contraditórios que se chocam e se contradizem rápida e fortemente, mas tão passageiros quanto é a sua manifestação. Definir de maneira clara e reter o melhor sentimento nem sempre é uma escolha tão fácil, porque existe sempre uma outra possibilidade. Então, encurtar o caminho é solução?
Desde a nossa concepção, somos levados a reflectir sobre as diversidades e múltiplas escolhas da vida, considerando para isto, que de entre os milhões de espermatozóides que disputavam apenas um único óvulo, tanto um como outro confrontavam as inúmeras possibilidades, mas apenas um deles conseguiu atingir a meta de concretizar o propósito e tornar real o objectivo da existência. Os outros apenas fizeram parte do momento, mas não puderam existir, porque somente na definição e clareza de propósitos é possível realizar algo, construir uma realidade. Somos capazes de chegar cada vez mais longe, de sentir tudo o que o coração é capaz de suportar, os nossos pensamentos levam o espírito para lugares que jamais o corpo poderá percorrer e fará com que os mesmos entrem num estado de devaneio pelas inúmeras ideias e sensações que percorrerão o nosso ser até às profundezas da alma, mas isto não é a solução, é apenas um caminho que aponta para uma direcção. Se não decidirmos de que forma fazer e, como fazer isto, poderá tornar-se uma prisão e uma armadilha sem saída. Todo o caminho está traçado em nós mesmos!

Gonçalo Santos, 12ºD

Comentários

Mensagens populares