ABSTRAÇÕES



         Dentro do tema, valores da sociedade, escolho o tópico “ser livre/igualdade”, a partir do qual irei falar de feminismo, racismo e homofobia – temas de que ouvimos imenso no nosso quotidiano.
Primeiro tópico: feminismo. O feminismo é um movimento que procura trazer às mulheres as mesmas oportunidades dadas aos homens e também o seu respeito social. Na minha opinião, é algo muito importante, pois acho imensamente estranho, estando em pleno século XXI, que ainda nos encontremos perante esta desigualdade entre os sexos. É espantoso como muita gente ainda acha aceitável uma mulher trabalhar o mesmo que um homem e ser paga menos que este; pessoas acharem que, quando a mulher se torna mãe, este passa a ser o seu único trabalho (doméstica também); que a mulher só se “arranja” para pura apreciação dos homens; entre outros exemplos. Não sou desta opinião, por também eu própria ser mulher; se fosse homem continuaria a achar isto absurdo e uma completa injustiça (e até mesmo falta de respeito e ética moral). Um erro comum é achar que o movimento feminista, e até mesmo a sua teoria, se baseia em elevar o género feminino em relação ao masculino, quando, na verdade, o que se pretende é pô-los ao mesmo nível. Penso que este tema é uma espécie de tabu, pois ninguém se educa nele, fazendo com que, por vezes, caia no desprezo e até no gozo.
Próximo tópico: racismo. Racismo é o preconceito e discriminação entre raças. Disse e volto a dizer, como é possível isto continuar a passar-se em pleno século XXI? Como é possível querermos distância de alguém ou até maltratar uma pessoa por ter uma cor de pele diferente da nossa? Custa-me ver pessoas que entram num transporte público e preferem ficar em pé em vez de se sentarem ao pé de uma pessoa, por exemplo, negra. Debaixo da nossa pele, somos todos de carne e osso. Por dentro, somos iguais. Todos consistimos do mesmo, vivemos no mesmo mundo e temos apenas uma vida. Para quê passar toda a nossa vida a discriminar alguém que não tem a culpa de ter nascido assim? Tantas discussões que tiveram consequências terríveis poderiam ter sido paradas, se nada disto tivesse acontecido em primeiro lugar...
E chegamos agora ao último tópico mencionado: a homofobia. Homofobia é ter sentimentos negativos contra pessoas que se identificam como homossexuais, bissexuais, transsexuais e intersexuais. Porque é que alguém iria ser contra a felicidade de outra pessoa, só por alguém não conseguir ser feliz da mesma forma que a maioria? Porque é que não se pode ser livre e dizer de quem se gosta? Pessoalmente, tenho amigos bissexuais e nunca me terá passado pela cabeça “não me vou dar com esta pessoa por não se identificar da mesma forma que eu me identifico comigo mesma”. Não consigo compreender como há pessoas que dizem mal destes assuntos. Ninguém devia ser discriminado nem ser vítima de negatividade por se sentir bem consigo mesmo e gostar de quem quiser.

Em suma, para mim, ser-se livre é ter-se igualdade. Ninguém se sente livre sem saber que tem as mesmas oportunidades, respeito e direito à felicidade que todos os outros que o rodeiam têm. Cada um merece ter respeito e direitos, liberdade e felicidade.

Alexandra Monteiro, 11.º J

Comentários

Mensagens populares