Não tenho talento para certezas


Citando Fanny Price, do livro “Mansfield Park” de Jane Austen: “Não tenho talento para certezas.”. Palavras sábias, sim senhora. Posso dizer que, vá, cem por cento de mim vive sobre esta premissa.
Sejam pequenas ou grandes decisões a tomar, não contem comigo. Ou então preparem-se para uma espera pela resposta. Agora, não sou nada que se compare à frase de Quintiliano: “Aquele que está indeciso em começar, é lento em agir.”. Quando quero algo, persevero. Assim que ponho uma ideia na cabeça, ai daquele que ma tente tirar! O facto de lidar mal com o insucesso/incumprimento dos meus objetivos já me levou a grandes sarilhos. Aqui está um belo exemplo de uma qualidade que também se pode tornar um defeito: a determinação, ou perseverança. Apesar dos arrufos que causei devido a este traço da minha personalidade, acredito que vai ter um papel marcante nas metas que traço a longo prazo: por exemplo, quando entrar no mercado de trabalho, sei que vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para conseguir “aquele” emprego. Aliás, já hoje estou a trabalhar para isso.
Voltando à maravilhosa Jane Austen: não é estupendo quando uma só frase, tão pequena como aquela, descreve uma parte de ti?



Mariana Matias Mateus, 11.º H

Comentários

Mensagens populares