Literatura Vs Cinema


            Esta é uma longa e velha discussão: “Qual será melhor, a literatura ou o cinema?”. Talvez “melhor” não seja o adjetivo mais apropriado, visto que duas artes distintas nunca podem ser comparadas como sendo uma “pior” e outra “melhor”. É uma escolha somente baseada em gostos pessoais.
            Sempre estive do lado da literatura e é lá que me mantenho. Devo confessar que o cinema nunca me despertou grande interesse: ver um filme nunca constituiu um plano propriamente divertido para mim. Claro que com isto não pretendo concluir que o cinema tem pouco valor, antes pelo contrário; eu é que, infelizmente, não o sei apreciar.
            No entanto, penso que a opinião pública geral é exatamente a oposta. A maioria das pessoas costuma preferir um filme a um livro por variadíssimas razões como, por exemplo, o facto de ver um filme não lhes ocupar tanto tempo como ler um livro ou ainda porque, normalmente, não existe tanto tempo de “reflexão” no cinema, havendo mais ação e menos “tempos mortos”.
            Contudo, a minha opinião é marcadamente diferente. Apesar, indiscutivelmente, um filme ser mais curto do que um livro, eu penso que é daí que vem um maior prazer em relação à leitura. Os leitores acabam por “entrar no livro” e apegarem-se à história e às personagens, não querendo deixá-las no fim. Não creio que isso aconteça no cinema (até porque não existe tempo para criar esses “laços” com as personagens) e, na minha opinião, é esse um dos aspetos mais divertidos e empolgantes de uma leitura. Para além disso, existem ainda aspetos mais pedagógicos, como a aprendizagem da língua e a obtenção de um vocabulário variado, que, provavelmente, só acontece através dos livros.
            Em suma, está é uma questão infindável, visto que haverá sempre apoiantes e/ou amantes de cada uma destas formas de arte, deixando a discussão para sempre em aberto.

Mariana Negrão, 11.ºH


Comentários

Mensagens populares