Tão longe e tão perto...




Cracóvia, 9 de setembro de 1939

            Querida Leona,

            Antes de mais, espero que esteja tudo bem, tanto contigo como com a tua mãe. Tenho-vos incluído a ambas nas minhas orações, assim como a todo o povo polaco que também é o meu.
            Não imaginas como me tem custado não conseguir escrever-te todo este tempo, mas como deves saber – provavelmente até melhor do que eu  –, a Alemanha invadiu a fronteira oeste da Polónia há oito dias. Uma vez que, de acordo com o que te contei na última carta, estava estabelecido em Wroclaw – uma cidade fronteiriça –, tive que me juntar aos milhares que de lá saíram à pressa no dia 30 de agosto, dia em que soubemos das invasões alemãs.
            Dirigi-me, então, para leste, debaixo do frio que já antecipa o inverno rigoroso.
            Passados oito dias a andar, consegui chegar a Cracóvia ontem, trazendo na bagagem a roupa que consegui recolher, o dinheiro que estava a juntar para a passagem para Breslau e a tua fotografia que me lembra do quanto te amo e me dá força para ultrapassar este “delírio” de Hitler.
            Durante a viagem para cá, falei com alguns dos ditos “melhor informados” do grupo. Entre eles reinava a sensação de que este é, como te disse acima, mais uma ilusão de Hitler. Bem, espero sinceramente que isto seja verdade para assim poder voltar para Wroclaw dentro de algumas semanas. Dessa maneira poderia voltar a juntar dinheiro para a passagem para Breslau e assim poderíamos casar-nos no princípio da próxima primavera, como falámos da última vez que aí estive.
            Leona, eu sei que não apoias Hitler assim como muitos outros alemães, não participes em manifestações que não servem de nada e te podem causar problemas.
            Às vezes, gostava de poder ser alemão como tu para podermos viver em paz. Ainda assim, peço-te que tenhas fé em mim.

Com amor,
Andrzej




Vasco Cruz,11.º H

Comentários

Mensagens populares