Filme, O Fantasma da Ópera



O Fantasma da Ópera é um musical adaptado ao cinema onde se desenvolve um triângulo amoroso combinado com mistério, tragédia e magia.

A história centra-se em Christine Daae, uma jovem bailarina que se torna cantora de ópera. Esta acredita ser guiada por um anjo, deixado pelo seu pai, após a sua morte, o “Anjo da Música”.

O “Anjo da Música” e o “Filho do Diabo” são as caracterizações opostas do “Fantasma da Ópera”. Por um lado, ele tem uma postura apaixonada por Christine antes mesmo de a conhecer, pois apaixonara-se primeiro pela sua voz. Porém a sua outra faceta, tornava-o sombrio devido à deformação de uma parte do seu rosto, por isso esconde-se na escuridão, numa cave subterrânea da Ópera, onde os espelhos não eram permitidos.

Na primeira actuação de Christine como cantora, esta de imediato conquista muitos fans, entre eles, Raoul, o seu amor de infância. Estes decidem casar-se em segredo e deixarem Paris, evitando o confronto entre estes e o Fantasma, o que acaba por não acontecer, porque o plano destes é descoberto.

O Fantasma que não aprova esta relação, durante uma actuação de Christine, rapta-a do palco e leva-a para a cave, onde são seguidos por Raoul. Aí inicia-se a luta por Christine, em que o Fantasma exige que ela fique com ele, se quiser salvar Raoul. Christine aceita a chantagem do Fantasma, mas depois dos dois se beijarem ele manda-a embora, apercebendo-se que ela ama Raoul e não a ele.

Mais tarde, Christine abandona a sua carreira artística para se casar com Raoul, casamento esse que dura até à sua morte.

Apesar de o Fantasma nunca mais ter sido visto, este nunca esqueceu Christine. Em sua memória coloca na sua campa o símbolo do seu amor – a rosa vermelha com um laço preto.

O Fantasma da Ópera encontra-se ainda hoje em exibição na sala de teatro de Londres onde estreou, em 1986. Este musical ainda percorre com enorme sucesso muitas salas de teatro conceituadas de todo o mundo.

Patrícia Guerreiro, Escola Secundária de Camões, 10ºH

Comentários

Mensagens populares