Noite Camoniana... A Luís Vaz de Camões





O tempo está escuro,
Uma nuvem a pairar.
Um pensamento obscuro,
Que me está a assombrar.

E não tenho mais nada
Se não este caderno.
Estou no meio de uma chuvada
No frio do Inverno.

E tenho todo o tempo para apreciar
O mundo que me rodeia e me está a abraçar.
Mas já não tenho forças nem para o agarrar,
Ainda tenho tudo menos vontade de lutar.

Pensando que já fui grande,
Maior ainda serei,
Quando por linhas cantar,
O que no mar passei.

Passei eu e eles passaram,
Durante longos, longos meses,
Num barco navegaram
Os grandes portugueses.

Por entre tempestades
E espelhos d’água passaram.
Esquecidas as saudades,
Que nos seus corações levavam.

Mas nem os medos pararam
Esta grandiosa aventura,
Que os deuses auxiliaram
Por ser tão corajosa loucura.

E assim se fez um povo
E a sua história.
Agora é começar de novo
Em sua memória.


Tiago Luís Brito, Escola Secundária de Camões, 12ºE

Comentários

Mensagens populares