Novo Português



A nossa língua tem sofrido diversas alterações, mas aquelas que mais me preocupam são as do dia-a-dia. O Português “calão”, o português moderno, que acho absolutamente horrível.
Nas mensagens escritas de telemóvel, a utilização dos “x, w, u” para substituição dos “s, l, o” é uma regressão no nosso modo de falar. Além de ser incorrecto, tira a beleza de palavras tão simples e que eu adoro. Confesso que já tentei adoptar este modo de escrever, mas não me dou bem com erros desta dimensão...e penso que pedirmos aos nossos colegas e amigos que não tenham esta atitude é sermos pessoas melhores.
Afinal de contas, de que serve estarmos na escola se utilizamos este tipo de linguagem? Não é suposto adaptarmos o que aprendemos no nosso dia-a-dia? Julgo que a resposta é simples: devemos utilizar da melhor maneira o que nos é fornecido e aprender sempre mais. O facto de esta forma de se expressar depender de pessoa para pessoa, eu acredito que também varia consoante as companhias. Mas também sou das pessoas que acredita na mudança para melhor, por isso vou esperar por mudanças à minha volta.
Assim, deixo em aberto as minhas esperanças de uma linguagem melhor. Espero que, à medida que o tempo passe, se torne menos vulgar este Português “calão”.

Raquel Reynaud, Escola Secundária de Camões, 10ºE

Comentários

Rita e Marta disse…
concordo sinceramente contigo raquel, o português é uma lingua bela e estas coisas só dão cabo dela.

Rita Amador

Mensagens populares