Há coisas


Há coisas que não podemos controlar, o tempo, por exemplo, é uma delas. É impossível pará-lo, é como se quiséssemos agarrar um fio de água com as mãos, tentamos e voltamos a tentar, mas não nunca conseguimos.
Quantas vezes, queremos voltar atrás no tempo, para tentar evitar uma atitude irracional que tivemos, ou uma coisa idiota que dissemos?
- Enquanto vagueio sozinha por Lisboa, passam-me todos estes pensamentos pela cabeça, que teimam em não desaparecer.
Mas, talvez, tudo isto seja uma preocupação escusada, pois afinal: não fará já parte do nosso ser errar?
Os arrependimentos vão-nos acompanhar sempre por mais que os tentemos apagar, eles vão lá estar enquanto não se desvanecerem da nossa memória ou enquanto não nos perdoarmos a nós mesmos.
A vida baseia-se nas nossas escolhas mesmo sendo elas insignificantes ou as mais bizarras de sempre, eu podia ter decidido ir para a
Baixa de metro em vez de ir a pé, nesse caso já não teria tido a oportunidade de reencontrar um grande amigo, que já não via há mais de cinco anos.
Num passo que damos, existem em contrapartida, infinitas outras hipóteses que poderiam ter acontecido no seu lugar. Então, afinal de contas, como é suposto sabermos que fizemos a escolha certa!
Sentimo-nos esmagados com preocupações mesquinhas que enchem a nossa mente, até um ponto que ela quase explode.
Mas já alguém disse que “a ruína é o começo de uma mudança”. Se cair hei-de voltar a erguer-me, não?
- Tenho que apagar, estes pensamentos obtusos da minha cabeça. E como são quase seis horas, talvez vá ainda, aos pastéis, quem sabe eu encontre uma solução para os meus problemas.


Carolina Martinho, Escola Secundária de Camões, 12ºE

Comentários

Mensagens populares