Viver é a coisa mais rara do mundo a maioria das pessoas apenas existe (Oscar Wilde)



Será que sabemos viver?
Viver é a coisa mais difícil do mundo…
Para algumas pessoas uma vida sem dinheiro não vale a pena, só tem significado quando compram tudo o que desejam e assim são felizes no mundo delas. São como as crianças, se comprarem um brinquedo novo ficam felizes…Mas muita gente diz que o dinheiro não traz felicidade, será isso verdade?
Outras acham que viver é ter liberdade para fazerem tudo o que querem, sem terem que obedecer a ninguém… Mas se vivêssemos assim, fazendo tudo o que nos vem à cabeça, sem regras o mundo, seria uma total desorganização.
E, por fim, outras acham que viver é estar longe de tudo e de todos, em paz com a natureza… Mas se vivêssemos assim, na total solidão, para onde íamos quando ficássemos tristes? Não teríamos ninguém de braços abertos para nos receber, nem ninguém que nos dissesse aquelas palavras belas e reconfortantes que precisamos de ouvir quando estamos mal.
Este tipo de pessoas não vive, apenas existe.
Viver é precisamente o contrário.
Viver é estarmos bem com nós próprios, aceitar o que temos e o que somos e dar valor a isso, como se fosse a nossa riqueza.
Viver é estar perto e amar aqueles que mais gostamos.
Viver é viver cada segundo como se fosse o último, é por isso que somos únicos e fazemos a diferença no mundo de muitas pessoas.
Vive, não existas apenas.

Sonica Samgi, Escola Secundária de Camões, 10ºH

Comentários

Anónimo disse…
A base para a fellicidade é a sabedoria. É estar constantemente buscando sabedoria, conhecimento... No mundo de hoje as pessoas são escravas do capitalismo. Para chegarmos a verdadeira felicidade precisaremos primeiro passar pela tempestade e sempre que olho para o céu, ele ainda continua azul transmitindo a felicidade que a maioria das pessoas pesam possuir.

Bego.
Unknown disse…
Li maioria dos textos, mas o que mais chamou atenção foi quando li este título"viver é a coisa mais rara do mundo.A maioria das pessoas apenas existe.".
Este texto transmite-nos vários ideias diferentes, apenas com a primeira frase" Será que sabemos viver?". É impossível viver sem a felicidade, pois assim não vale a pena. Muitas pessoas vivem dependentes dos pais que têm um trabalho bom, um financiamento razoável, que não precisam de se preocupar-se em nada, enquanto que outros vivem na miséria, sobrecarregados de coisas que não fazem parte das suas vidas e é por isso que essas pessoas sabem viver e são felizes (na minha opinião), pois apesar de não terem tantas coisas como os que têm, eles ficam contentes por terem por exemplo uma família reunida, feliz e bem disposto.
Em suma, este texto ensinou nos uma grande mensagem, como podemos ver no seguinte excerto " Vive, não existas apenas.
Chen Hui, N6 10K
Anónimo disse…
Existir é fácil. Viver, por sua vez, é mais complicado.
Porquê? Porque existir é encostarmo-nos ao que temos, esperando sempre mais e melhor. É esperarmos mais de algo do que aquilo que trabalhámos para ter. É iludirmos-nos com pouco, e contentarmo-nos com ainda menos, sem nunca estarmos na realidade satisfeitos. É vitimizarmo-nos em situações superáveis e controláveis, nada ou pouco fazendo sabendo que alguém do outro lado da rua pode estar pior e, do outro lado do mundo, não estar nada.
Viver, por outro lado, é estar numa constante insatisfação, sem nos iludirmos com as satisfações que vamos tendo. Viver requer vontade e motivação próprias, procurando não nos deixarmos limitar por fatores externos. Acima de tudo, viver requer esforço.
Em conclusão, sem existência não há vida, e sem vida a existência não passa de uma rotina.
Gostei muito do poema, apresenta uma perspectiva simples mas concreta ! Keep up the good work :)
Dinis Carrilho, Liceu Camões, 10K
Unknown disse…
O seu texto abordou um assunto que até hoje eu pergunto me, por isso chamou me a atenção.
Certamente acredito que a felicidade está nas pequenas coisas e em nós mesmos. Adorei o seu texto e a sua forma de ver a vida, de facto o seu texto é muito bom e interessante

Tianna Rodrigues 10 F
Anónimo disse…
O seu texto abordou um assunto que até hoje eu pergunto me.
Certamente que a felicidade como é referido no texto, está nas pequenas coisas, no afeto e em nós mesmos.
Acredito também que a felicidade é um caminho é algo que se constrói como tudo nessa vida.
Além do assunto este texto está devidamente estruturado e tem um rico vocabulário.
Concluindo o seu texto é muito interessante e aperciei a sua maneira de ver e pensar sobre este assunto que até hoje questionado.

Tianna Rodrigues 10F
Unknown disse…
Dos vários textos e poemas que li neste site, sem dúvida que este foi o que me saltou mais á vista.
Este texto fala sobre um assunto que me interessa muito. Eu muitas vezes me questiono se eu simplesmente existo neste mundo ou se estou a viver, e depois de ler este lindo texto consegui chegar á conclusão que eu vivo, pois não é o dinheiro, não é estar sozinho e não ter limites que estamos a viver, porque como foi mencionado no texto não ter limites é mau o mundo era uma confusão, e eu não podia estar mais de acordo. Eu sei que estou a aproveitar cada segundo da minha vida porque tenho pessoas ao meu lado que me fazem passar por momentos incrível, porque quando estou mal tenho um ombro amigo onde me posso encostar e principalmente tenho alguém com quem posso desabafar sobre os meus problemas.
Eu só tenho isto tudo porque não me isolei, e como é óbvio que não foi o dinheiro que me trouxe isto pois nenhum destes momentos incríveis podiam ser comprados, e como diz no texto “ viver é estarmos bem com nós próprios, aceitar o que temos e o que somos e dar valor a isso, como se fosse a nossa riqueza”, e eu concordo com isso pois para mim não tenho maior riqueza do que esta.
Concluindo este texto está muito bem escrito, e fala sobre um tema muito interessante que hoje é dia, faz bem ás pessoas lerem textos como estes para perceberem que viver não é temos tudo aquilo que queremos, nem é o dinheiro, mas sim estarmos rodeados de pessoas que nos fazem bem e que nos fazem sentir bem com nós próprios.
Inês Prata n9 10°J

Mensagens populares