Amar pessoas





Ao pensar numa maçã, ninguém saberá a maçã que eu estou a pensar. Ninguém pensará a mesma maçã que eu estou a pensar. A minha maçã pode ser mais verde, menos redonda ou mais vigorosa que a do outro que pensa na sua maçã. Assim, a distância da maçã que imagino à folha onde formulo estas palavras é infinita; nunca se irão tocar. Todos os meus pensamentos existem num universo paralelo àquele em que interagimos e a matéria física vive. Este é a minha criação grandíloqua , o meu primeiro e último romance, o meu vestígio mais vasto e exíguo na ordem das coisas. É o meu universozinho, e poderá ser a única coisa verdadeiramente minha durante toda a minha existência.

E é por esta razão que é tão delicado amar; porque cada um carrega no seu íntimo um mundo só seu.  Existem pessoas desesperadas por o mostrar, outros que têm indefinido até que ponto esse mundo tem voz, ou ainda, até que ponto estão dispostos a expô-lo. Para além disto, colorimo-lo com emoções, que podem não compactuar com os mundos que temos à nossa volta. O amor, certamente, é a maior aventura da humanidade; Maior que os descobrimentos, que as guerras ou as revoluções que atravessaram a história, aquela que inspirou mais poetas e arrebatou a arte. Se tivermos a sorte do nosso mundo caber com o de outro alguém, temos que saborear esta dádiva como crianças. 
Mariana Ferreira, 12.º H

Comentários

Mensagens populares