Poesia





                                        
Muitos perguntam o que é a poesia. A isso até eu sei responder: é um género literário caracterizado pela composição em versos, estruturados de forma harmoniosa.
Mas se me perguntarem se eu gosto de poesia. Eu direi que não: nunca consegui interpretar muito bem o que os poetas querem dizer com os seus curtos versos, aqueles capazes de comover, aqueles capazes de sensibilizar e despertar sentimentos.
Às vezes penso que me falta alma de poeta, a beleza e a estética, o engenho e a arte de Camões, a vivência com as grandes dicotomias do nosso mundo como em Cesário ou a imensa imaginação de Pessoa.
Para ser poeta não basta querer, não basta a vontade e não basta o gosto. Essencialmente é necessária mestria.
No meu caso, eu não quero ser poeta. Apenas gostava de saber interpretar aquilo que tantos outros leem e escrevem sem sequer suarem. Escrevem como se fosse inato e interpretam como se já dentro do ventre da mãe o fizessem.

Muitos perguntam o que é a poesia. A isso até eu sei responder, mas falta-me poesia na alma, falta-me alma de poeta.

Ana Lúcia Alho, 12.º J

Comentários

Mensagens populares