Viagem aos livros






Vou até à biblioteca da escola e com a minha mão percorro as capas dos livros. Uma palete de cores dispõem-se sobre os meus olhos. Uns com décadas ou centenas de anos e outros ainda com o seu cheiro a novo com poucos dias. No entanto, todos me cheiram a aventura. Escolho um e abro-o sobre a mesa. Um silêncio controla a sala; continuo a minha leitura.
O livro tem o poder de me transportar para outro lugar e é por isso que venho à biblioteca tantas vezes, pelo prazer da viagem.
Ao abrir o livro, vejo que fala de um assunto que me desperta o interesse e por isso consigo ser imediatamente persuadida a continuar a lê-lo. Continuo a minha viagem, sigo por outros caminhos que me fascinam. Sinto o livro, não a capa, não as folhas que me percorrem nos dedos, mas a história, porque afinal ler um livro não é apenas lê-lo, mas vivê-lo.

Inês Brandão, 12.º J

Comentários

Mensagens populares